Energia Solar

Energia Solar

O projeto de Energia Solar do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) atua, juntamente com a Itaipu Binacional, no âmbito do fortalecimento da diversificação da matriz energética, impulsionando o uso da energia solar fotovoltaica no Brasil.


Os objetivos da iniciativa são desenvolver soluções energéticas e pesquisas de tecnologias; e promover educação e estimular o empreendedorismo na área, com a finalidade de criar novos negócios e oportunidades ao mercado, fortificando as cadeias de valores do setor e estruturando modelos de sistemas fotovoltaicos sustentáveis, tanto do ponto de vista técnico como do econômico.

Uma das atuações do PTI é voltada a projetos e pesquisas de usinas solares de alta tecnologia,  com o intuito de criar modelos resilientes e sustentáveis, possibilitar o gerenciamento de informações em tempo real e realizar pesquisas de novas tecnologias, a fim de fortalecer o mercado de energias.

Na área de energia solar, o PTI atua promovendo cursos e formações de profissionais e estudantes para atuarem nesse mercado. O objetivo é fortalecer a cadeia de base e capital humano, integrando profissionais mais capacitados e qualificados para garantir a expansão resiliente e fortificada da fonte renovável.

Em conjunto com a Incubadora Santos Dumont do PTI, o projeto de Energia Solar impulsiona o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios na área, com a finalidade de criar soluções tecnológicas para o mercado, fomentando o ecossistema de inovação e incentivando a geração de novas startups.