Espaço do Barrageiro

Espaço do Barrageiro

A história dos milhares de trabalhadores que construíram a Usina de Itaipu é contada no Espaço do Barrageiro, um projeto desenvolvido em uma parceria entre a Itaipu Binacional e o PTI.

 

Trata-se de um local que visa recuperar, preservar, valorizar e difundir a memória desses trabalhadores. Está instalado nos antigos alojamentos dos barrageiros e, para homenageá-los, foi preservado um de seus ambientes: Espaço do Barrageiro, que já dispõe de quatro salas abertas à visitação.

 

 

Sala da Contextualização

 

Na Sala de Contextualização, o visitante pode acompanhar fatos importantes que aconteceram na Itaipu, no Brasil e no mundo no período da construção de Itaipu, por meio de um vídeo de três minutos. As paredes dessa sala são forradas com as principais manchetes e reportagens de jornais daquele importante período, entre 1977 a 1982. Algumas das principais revistas da época estão à disposição nessa sala, para leitura e manuseio do visitante.

 

 

Sala das Artes

 

Na Sala das Artes o visitante poderá observar, de perto, as paredes grafitadas por um barrageiro, artista nato paraguaio, que morou nos alojamentos de 1977 a 1988. Um painel mostra algumas fotos antigas que relembram os fatos artísticos no canteiro de obras da usina. Ainda nessa sala, o visitante poderá conhecer alguns dos poemas e letras de músicas criadas por barrageiros, na época da construção.

 

 

Quarto do Barrageiro

 

Uma reconstituição de um dos quartos onde viviam os barrageiros, durante a construção da usina. Com móveis originais e objetos da época da construção, cumpre o papel de oferecer elementos para o conhecimento da vida dos barrageiros em seus alojamentos.

 

 

Estúdio

 

No estúdio ficam registradas as histórias dos barrageiros, contadas por eles em entrevistas documentadas. Mais de uma centena de barrageiros já passou pelo estúdio para contar sobre o que viveram durante a construção da grande obra de Itaipu.

O Espaço do Barrageiro conta com um rico acervo digital, à disposição para consulta de interessados no tema:

 

  • 122 entrevistas de barrageiros – registradas em áudio e vídeo;
  • Aproximadamente 2.000 fotografias digitalizadas (acervo Itaipu e cedidas por barrageiros);
  • 74 poemas e letras de música produzidos por barrageiros;
  • Jornais quinzenais da UNICON digitalizados (de 1975 a 1982);
  • Reportagens da Revista Veja da época da construção que citam Itaipu, digitalizadas.

O Espaço do Barrageiro participa do Projeto Barrageiros no Turismo, que traz de volta à usina Barrageiros que trabalharam na construção de Itaipu. Só que agora eles acompanham os passeios à hidrelétrica e encantam os visitantes ao contar suas histórias e causos da época. A iniciativa foi implantada justamente para difundir a trajetória dos mais de 100 mil trabalhadores que construíram Itaipu.

 

No Espaço do Barrageiro eles recebem treinamento sobre a área de turismo, conhecimentos técnicos e qualidade no atendimento a visitantes.

 

Esse resgate da memória e das histórias vividas na usina que fazem o diferencial do roteiro das visitas do Complexo Turístico Itaipu. Para os barrageiros, por sua vez, é uma oportunidade de se integrar às atividades turísticas, gerando renda e melhorando sua qualidade de vida.

 

Os processos seletivos para contratação de novos barrageiros são divulgados no site do PTI.

Contatos e visitas especiais ou técnicas podem ser agendadas pelo e-mail: visitas@pti.org.br ou pelo telefone (45) 3576-7151 / 7152 / 7153