Incubadora de Negócios

Incubadora Santos Dumont

                                                                                                                                                                                                                              


 

 

O Brasil é feito de empreendedores, assim como a inovação baseada em novas tecnologias é o grande diferencial para geração de valor na vida das pessoas. Sob essa ótica, o Programa de Desenvolvimento de Negócios do PTI atua, acima de tudo, para melhorar a vida do cidadão brasileiro, criando e oferecendo soluções inovadoras e melhorando sua qualidade de vida. A atuação principal visa desenvolver oportunidades de negócios e dar suporte à criação e desenvolvimento de novas empresas de produtos e serviços inovadores, o que contribui para a geração de emprego, trabalho e renda no território de atuação do Parque Tecnológico Itaipu.

 

Essencialmente, as atividades desenvolvidas estão ligadas a parcerias com empresas privadas já consolidadas no mercado e na gestão de processos de incubação para criação de novas startups. Dessa forma, é possível avaliar tendências de mercado e, principalmente, atender novas demandas de tecnologias ainda em fase de desenvolvimento, trazendo a inovação para geração de valor na vida das pessoas. O fomento ao crescimento do ecossistema de inovação no oeste do Paraná está considerado dentro do escopo de atuação do Programa. Ações de sensibilização, capacitação e treinamento também são desenvolvidas com o intuito de fomentar a ciência, tecnologia e inovação focada ao empreendedorismo inovador.

 

 De perfil inicialmente tecnológico, hoje, a Incubadora desenvolve e suporta projetos extremamente inovadores ligados a alimentos e biotecnologia, energias renováveis, eletromecânicos e tecnologia da informação, além de ser uma das 42 incubadoras que integram o projeto de certificação CERNE de boas práticas de incubação da Anprotec e Sebrae.

 

• Nos últimos 4 anos foram realizadas diversas ações de capacitação nas temáticas de empreendedorismo e inovação, atingindo mais de 3.000 pessoas.

 

Desde 2006, 338 ideias de negócios foram submetidas para a Incubadora , 56 novas empresas já passaram pela incubadora e 13 ocuparam o condomínio. Atualmente, 12 permanecem incubadas.

 

A primeira filial da Incubadora Santos Dumont na cidade de Marechal Cândido Rondon, em parceria com a Prefeitura Municipal e da Associação Comercial, teve as primeiras empresas incubadas em 2017. Atualmente, a Incubadora também conta com uma unidade na Uniamérica. 

 

A agilidade e potencial adaptativo da Incubadora possibilitou sua participação e seleção no Programa de Promoção da Economia Criativa, promovido pela Anprotec, Samsung e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação, que tem a finalidade de estimular e apoiar o desenvolvimento e a aceleração de empreendimentos de base tecnológica que atuem em áreas de interesse da Samsung. No Brasil, 13 incubadoras integram esse programa, que terá vigência até 2019.

 

Outro resultado estratégica da Incubadora foi sua participação e premiação no Programa de Incubação e Aceleração de Impacto em parceria com Instituto de Cidadania Empresarial, Anprotec e Sebrae com objetivo de mobilizar aceleradora e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócio de Impacto Social no seu portfólio. No Brasil, 20 incubadoras e aceleradoras participaram do programa, sendo que cinco destas, incluindo a Incubadora Santos Dumont, foram premiadas.

Pré-Incubadora

Espaço destinado à pré-incubação, onde os acadêmicos e/ou profissionais - com ideias inovadoras - são apoiados e assessorados no planejamento e na constituição de suas próprias empresas. Esta modalidade visa, efetivamente, dar consistência ao modelo de negócio da futura empresa.

 

Incubadora

É um espaço que oferece suporte gerencial, facilitando a interação com o meio empresarial, científico, tecnológico e financeiro, visando a sua inserção, crescimento e consolidação no mercado.

 

Condomínio

Espaço para atração e fixação de empresas com potencial de geração de negócios para a mantenedora, para o PTI, para as empresas incubadas e outras instituições presentes no Parque. O ingresso ao Condomínio Empresarial é feito por meio de um processo seletivo, em que é avaliado o grau de inovação do produto, serviço ou processo proposto, bem como as perspectivas de interação com os demais atores do Parque.

1. Mobhis - Automação Urbana

 

A Mobhis - Automação Urbana, fundada em 2010, é uma empresa desenvolvedora de tecnologias de automação com o objetivo de melhorar o ir e vir das pessoas nas cidades. Trabalha com um conjunto de equipamentos e aplicativos para automação de Estacionamentos Inteligentes e Bicicletas Compartilhadas, que interagem entre si por meio de uma infraestrutura em nuvem, baseada em conceitos de Internet das Coisas (IoT). Todos os equipamentos eletrônicos, dispositivos mecânicos, softwares e apps são desenvolvidos pela própria Mobhis.

 

Contato: hamilton@mobhis.com.br / mauricio@mobhis.com.br 
Site: www.mobhis.com.br

 

 

2. Rondotec Tecnologia

 

A Rondotec Tecnologia oferece soluções em equipamentos de transmissão wireless e controle de redes. A customização é um dos principais valores da empresa que, por meio de produtos de alta qualidade, buscar entregar soluções completas e eficazes para os clientes. A Rondotec Tecnologia investe de forma estratégica no setor de Pesquisa e Desenvolvimento e atende, atualmente, o mercado de telecomunicações, projetos voltados a usinas de biogás e instalações industriais. 

 

Contato: contato@rondotec.ind.br
Site: www.rondotec.ind.br 

 

 

3. Gesund - Soluções para Biomassa

 

A Gesund Soluções para Biomassa tem como objetivo o avanço de soluções para possibilitar o processamento das distintas biomassas geradas pela produção agrícola, animal e urbana. Os processadores e soluções em desenvolvimento utilizam tecnologias modernas, capazes de filtrar, compostar, triturar, misturar e granular os resíduos orgânicos, até tornarem-se compostos orgânicos granulados. Esse processo transforma a biomassa de um passivo ambiental em uma nova fonte de renda e agregação de valor ao pequeno agricultor.

 

Contato: willian@wsawa.com 
Site: www.gesund.com.br

 

 

4. AIS Ambientes Virtuais

 

A AIS Ambientes Interativos Virtuais e Simulações desenvolve experiências imersivas únicas como soluções para uma série de negócios. Utilizando tecnologias de realidade virtual e aumentada, esses produtos proporcionam sensações para aumentar a predisposição para aprendizagem, consumo e fixação das marcas. Entre os diferenciais da empresa está uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada para a produção e aplicação de conteúdo digital. 

 

Contato: ais.ambientevirtuais@gmail.com 
Site: www.ambientesvirtuais.com

 

 

5. STAC

 

A STAC é uma Startup com foco na avicultura. O objetivo da empresa é auxiliar o avicultor na tomada de decisões, planejamento estratégico e manejo de seus aviários por meio do monitoramento remoto dos dados de ambiência e do desenvolvimento do frango, permitindo que o produtor possua as informações de todos os aviários em suas mãos. Essa solução propicia um ambiente consistente e uniforme para o crescimento saudável das aves e, como impacto, o produtor passa a ter uma melhor performance de produção visando a melhoria constante, qualidade da carne e o bem estar animal e humano.

 

Contato: contato@agrostac.com.br
Site: agrostac.com.br
Facebook: facebook.com/stacavicultura

 

 

6. I.PRO

 

Especializada em Estratégia Organizacional, a I.PRO Gestão propõe a reconexão dos modelos de negócios, a fim de gerar um diferencial competitivo a partir do que as organizações já possuem. A I.PRO atua no desenvolvimento e implementação soluções para os sistemas de gestão das empresas que atende. Na prática, a I.PRO Gestão identifica potenciais, alinha o negócio, desenha os processos, capacita as pessoas e conclui as implementações somente após a estrutura desenhada estar operacionalizada. Apoiada no potencial de suas implementações, a I.PRO assume contratos de risco e recebe pela taxa de sucesso dos serviços prestados.

 

Contato: (45) 3277-5624 / (45) 99923-1235
Site: www.iprogestao.com.br

 

 

7. Facilitas

 

Facilitashop é um Ecommerce desenvolvido especificamente para Pessoas com Deficiência (PCDs) e mobilidade reduzida. A missão da empresa é facilitar a vida da pessoa com deficiência, para que elas possam encontrar diversos produtos necessários para seu dia a dia em um único lugar e receber esses pedidos sem precisar sair de casa.


 
Contato: ariane.rebeca@gmail.cim
Site:  www.facilitashop.com.br

 

 

8. EVAH.io

 

A EVAH.io impulsiona vendas e serviços em dispositivos móveis - os quais, segundo pesquisas, correspondem a 50% das vendas online no Brasil. Para isso, a empresa utiliza tecnologias e formas de desenvolvimento que melhoram a experiência do usuário, aumentar o tempo de permanência no site, diminuem taxas de rejeição e, consequentemente, resultam em melhores resultados nas vendas.

 

Contato: thiago@evah.io
Site: https://evah.io/

 

 

9. Brexbit

 

A Brexbit é uma empresa que trabalha para estimular o conhecimento e a adoção de criptomoedas como forma de pagamentos, por meio de soluções e treinamentos, além da pesquisa tecnológica relacionada ao uso da blockchain em diversas áreas.

 

Contato: brexbit@gmail.com 
Site: www.brexbit.com

 

 

10. Selfie Tecnologia

 

Selfie Tecnologia é um software desenvolvido pela BZS Informática, que fornece a solução completa para ter o retrato de um município na palma da mão. Trata-se de um software em nuvem que permite a gestão da informação estratégica com agilidade, praticidade e assertividade. O selfie possui telas interativas, que demonstram em mapa a localização geográfica da produção rural e urbana do município.

 

Contato: bzs@bzs.com.br 
Site: www.bzs.com.br

 

 

11. Embio

 

A Embio é uma empresa que desenvolve soluções em forma de produtos e insumos orgânicos e sustentáveis para o mercado do agronegócio e meio ambiente. O produto de lançamento da empresa foi o Embio FL1300 - Fertilizante Orgânico Composto | Classe A, de natureza líquida e aplicação via solo, que apresentou resultados de aumento de produtividade nas culturas de soja e de milho já em seu primeiro ano de aplicação. 
A Embio utiliza matérias primas atualmente consideradas como dejetos e as transforma em produtos com alto valor agregado. O resultado é visto no solo, que apresenta melhor qualidade e, também, no desenvolvimento das culturas, gerando maior qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. 

Contato: contato@embio.com.br

 

 

12. IoT Makers

 

A IoT Makers é uma startup de tecnologia, recém formada, focada em desenvolvimento para a Internet das Coisas, desde o hardware até o software. A empresa desenvolve tecnologias para o auxílio do desenvolvimento de novos projetos e visa a inovação durante todo o processo.

Contato: (19) 98230-3616
Site: www.iotmakers.com.br 
 

 

 

1. NeoAutus

 

A NeoAutus desenvolve projetos e oferece serviços na área de arquiteturas IoT (Internet das Coisas). Suas soluções incluem o desenvolvimento de framework em hardware e software para obter, armazenar, analisar e recuperar informações geradas pela monitoração da sensorização e atuação em ambiente IoT. A empresa também desenvolve projetos e oferece serviços na área de eficiência energética e gestão de produção, contemplando as atividades de supervisão, monitoração, controle, atuação, com base na tecnologia IoT, em plantas industriais e setores comercial e de serviços (Indústria 4.0).

 

Contato: (45) 4104-4140
Site: www.neoautus.com

 

 

2. Simplex

 

A Simplex atua no setor de desenvolvimento de tecnologia eletrônica, um segmento em expansão e que oferece grande oportunidade de crescimento no mercado nacional. A empresa tem como foco  produtos à base de LED, uma tecnologia que possui, entre outras vantagens, a redução no consumo de energia elétrica, associando, assim, fatores como menor impacto ambiental e tecnologia de ponta.

 

Contato: (45) 4053-9029
Site: www.simplextecnologia.com.br  

 

 

3. Esco Iguassu e Engenharia

 

A Esco Iguassu e Engenharia foi criada para atender, especificamente, à demanda por gestão eficiente de energia, que é um grande diferencial competitivo para empresas de todos os setores de atuação. Especializada  em serviços de conservação de energia, a empresa tem como objetivos a redução dos custos em energia, o aumento da produtividade e da competitividade, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

 

Contato: (45) 3576-7079
Site: www.escoiguassu.com.br

 

 

4. Nativa Socioambiental

 

A Nativa Socioambiental - Especializada em tecnologias sociais, é uma empresa que cria e implementa programas e projetos nas áreas de Educação Socioambiental, Educomunicação e Desenvolvimento Humano e Organizacional. As ações desenvolvidas pela Nativa Socioambiental valorizam processos de construção da cidadania local e planetária por meio de um processo educativo transformador, que envolvem metodologias participativas, jogos cooperativos, arte-educação e possibilitam o desenvolvimento de competências socioambientais.

 

Contato: (45) 3576-7179
Site: www.nativasocioambiental.com.br 

 

 

5. Educare

 

A missão da Educare é promover atividades vivenciais em que os participantes conseguem levar para o cotidiano práticas mais sustentáveis para o uso responsável dos recursos, a convivência mais saudável e o fortalecimento do papel social e cultural das pessoas e instituições. O trabalho da Educare é permeado por uma metodologia lúdica e humanista, que promove experiências transformadoras e a reflexão crítica sobre as responsabilidades socioambientais de cada indivíduo e instituição.

 

Contato: (45) 3576-7054
Site: www.educarefoz.com.br

 

 

6. Ambioeste

 

A Ambioeste tem como principal atividade a prestação de serviços na área ambiental. Entre esses serviços estão, por exemplo, os licenciamentos ambientais para atividades agropecuárias (suinocultura, avicultura e piscicultura) e empresas em geral; a averbação de reserva legal de propriedades rural (SISLEG); a agrimensura de áreas rurais e urbanas; os projetos de biodigestores e de esterqueira compactada; projetos de outorga de água; e o planejamento para o financiamento junto aos bancos.

 

Contato: (45) 3254-7499

 

 

7. EITS

 

Eits é uma empresa de tecnologia da informação que, por meio de sua fábrica de software, oferece serviços de construção de software especializados, terceirização de testes e projeto gráfico de sistemas orientado a experiência do usuário. Como produto, a Eits oferece a etake, uma solução tecnológica que torna eventos sustentáveis e interativos. Outra ferramenta é um software para a gestão de ativos, que auxilia na manutenção preventiva de qualquer tipo de equipamento, produto  concebido a partir da experiência de sete anos de desenvolvimento de sistemas para a manutenção e operação da Itaipu Binacional.

 

Contato: (45) 3576-7066
Site: www.eits.com.br 

1. Prognus

 

O desenvolvimento e a implantação de soluções em software livre é a área de atuação da Prognus Software Livre. A Prognus é uma empresa inovadora, com profissionais qualificados e certificados, especializada no desenvolvimento de programas computacionais que utilizam a tecnologia livre, além de promover treinamentos em software livre.

 

Contato: (45) 3576-7067
Site: www.prognus.com.br