Itai

Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação

A busca constante pela melhoria contínua é resultado dos esforços de mais de 20 anos de atuação em ações de desenvolvimento, visando a integração do setor público, privado e instituições de ensino e pesquisa, no âmbito da evolução tecnológica e do desenvolvimento sustentável.

 

O foco de atuação do novo ITAI é o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras nas áreas de:

  • Agronegócios
  • Automação e Robótica
  • Bioengenharia
  • Energia Alternativa
  • Sistemas Embarcados

 

Clique aqui e conheça mais sobre o Instituto!

O Início

 

Durante o segundo semestre de 1995, professores do Curso de Ciência da Computação da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, reforçaram os contatos com prefeituras da região, universidades e entidades não governamentais da área de tecnologia, com vistas à formação de uma entidade que congregasse esforços para impulsionar o desenvolvimento tecnológico da região.

 

As experiências conhecidas no país alentavam a se pensar na criação de uma entidade nos moldes da Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras / Florianópolis / SC, do CITPAR – Centro de Integração de Tecnologia do Paraná, do CITS – Centro Internacional de Tecnologia de Software/Curitiba/PR e da ADETEC – Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina/PR. Durante o primeiro semestre do ano de 1996 foram mantidas reuniões no CITPAR e no CITS que delinearam a ideia da realização de um Workshop para discutir as diversas iniciativas.

 

Workshop

 

O Workshop para a formação do ITAI, realizado em 13 de setembro de 1996 no Hotel Carimã, de Foz do Iguaçu, reuniu diversas entidades e autoridades com o objetivo de discutir os aspectos técnicos e estratégicos para a implantação do Instituto, bem como apresentar as experiências e os resultados obtidos por instituições do gênero.

 

Os debates foram precedidos por palestras de representantes do CITPAR – Centro de Integração de Tecnologia do Paraná, do INTEC/TECPAR – Incubadora Tecnológica de Curitiba, do CERTI/CELTA – Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas, do CITS – Centro Internacional de Tecnologia de Software, da ADETEC – Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina, da Prefeitura de Curitiba e da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

 

Participaram do Workshop mais de 130 pessoas, representando 58 entidades, sendo 25 empresas e entidades da iniciativa privada, 17 empresas e entidades do setor público e 16 instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

 

A Assembleia de Constituição

 

No dia 12 de outubro de 1996, no Hotel Bourbon de Foz do Iguaçu, foi realizada a Assembleia de Constituição do ITAI, aprovados a criação, o estatuto social e a diretoria provisória. Participaram como membros fundadores mais de vinte entidades representadas por instituições governamentais, empresas do setor público, da iniciativa privada e universidades. No mesmo ato de constituição foram aprovados a criação, o estatuto social e a diretoria provisória. Participaram, como membros fundadores, mais de vinte entidades representadas por instituições governamentais, empresas do setor público, da iniciativa privada e universidades.

 

A Assembleia Geral Extraordinária

 

Realizada em 9 de novembro de 1996, no Campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, a Assembleia Geral Extraordinária tratou da aprovação da redação final do estatuto, da composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, da composição da Diretoria Executiva e da definição das categorias dos Membros Mantenedores.

 

O Início das Atividades

 

No mês de fevereiro de 1997 foram iniciadas as atividades do ITAI, na sala do laboratório de multimídia do curso de ciência da computação da Unioeste – Campus Foz de Iguaçu. As primeiras ações foram direcionadas para a campanha de associação de membros mantenedores do Instituto, ocasião em que diversas entidades aderiram ao chamado.

 

No fim do mês de maio de 1997, o ITAI se instala em área disponibilizada pela Direção Administrativa do Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste. As instalações contam com quatro salas para pesquisa e desenvolvimento, uma área para biblioteca, sala para aulas e laboratório, uma sala para apoio administrativo, abrigando o embrião da IETI – Incubadora Empresarial Tecnológica do Iguaçu.