Itai
Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação
O Itai tem como objetivo promover a inovação, o ensino e a pesquisa por meio da integração de entidade públicas, privadas e de ensino. Com foco no desenvolvimento científico e tecnológico, viabiliza a concepção de produtos, serviços e processos dentro das seguintes linhas de atuação:
- Energias Alternativas;
- Indústria 4.0;
- Agronegócio;
- Sistemas embarcados;
- Educação tecnológica;
- Gestão laboratorial;
- Prospecção, indução e recepção de demandas potenciais de C,T & I;
- Captação de recursos;
- Tecnologia aplicada ao turismo;
- Programas de desenvolvimento regional e cadeias produtivas;
- Mobilidade Sustentável.
O Início
Durante o segundo semestre de 1995, professores do Curso de Ciência da Computação da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, reforçaram os contatos com prefeituras da região, universidades e entidades não governamentais da área de tecnologia, com vistas à formação de uma entidade que congregasse esforços para impulsionar o desenvolvimento tecnológico da região.
As experiências conhecidas no país alentavam a se pensar na criação de uma entidade nos moldes da Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras / Florianópolis / SC, do CITPAR – Centro de Integração de Tecnologia do Paraná, do CITS – Centro Internacional de Tecnologia de Software/Curitiba/PR e da ADETEC – Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina/PR. Durante o primeiro semestre do ano de 1996 foram mantidas reuniões no CITPAR e no CITS que delinearam a ideia da realização de um Workshop para discutir as diversas iniciativas.
Workshop
O Workshop para a formação do ITAI, realizado em 13 de setembro de 1996 no Hotel Carimã, de Foz do Iguaçu, reuniu diversas entidades e autoridades com o objetivo de discutir os aspectos técnicos e estratégicos para a implantação do Instituto, bem como apresentar as experiências e os resultados obtidos por instituições do gênero.
Os debates foram precedidos por palestras de representantes do CITPAR – Centro de Integração de Tecnologia do Paraná, do INTEC/TECPAR – Incubadora Tecnológica de Curitiba, do CERTI/CELTA – Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas, do CITS – Centro Internacional de Tecnologia de Software, da ADETEC – Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina, da Prefeitura de Curitiba e da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Participaram do Workshop mais de 130 pessoas, representando 58 entidades, sendo 25 empresas e entidades da iniciativa privada, 17 empresas e entidades do setor público e 16 instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento.
A Assembleia de Constituição
No dia 12 de outubro de 1996, no Hotel Bourbon de Foz do Iguaçu, foi realizada a Assembleia de Constituição do ITAI, aprovados a criação, o estatuto social e a diretoria provisória. Participaram como membros fundadores mais de vinte entidades representadas por instituições governamentais, empresas do setor público, da iniciativa privada e universidades. No mesmo ato de constituição foram aprovados a criação, o estatuto social e a diretoria provisória. Participaram, como membros fundadores, mais de vinte entidades representadas por instituições governamentais, empresas do setor público, da iniciativa privada e universidades.
A Assembleia Geral Extraordinária
Realizada em 9 de novembro de 1996, no Campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, a Assembleia Geral Extraordinária tratou da aprovação da redação final do estatuto, da composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, da composição da Diretoria Executiva e da definição das categorias dos Membros Mantenedores.
O Início das Atividades
No mês de fevereiro de 1997 foram iniciadas as atividades do ITAI, na sala do laboratório de multimídia do curso de ciência da computação da Unioeste – Campus Foz de Iguaçu. As primeiras ações foram direcionadas para a campanha de associação de membros mantenedores do Instituto, ocasião em que diversas entidades aderiram ao chamado.
No fim do mês de maio de 1997, o ITAI se instala em área disponibilizada pela Direção Administrativa do Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste. As instalações contam com quatro salas para pesquisa e desenvolvimento, uma área para biblioteca, sala para aulas e laboratório, uma sala para apoio administrativo, abrigando o embrião da IETI – Incubadora Empresarial Tecnológica do Iguaçu.