LabCidades e Territórios

LabCidades e Territórios

O Laboratório de Cidades e Territórios em Transição para Sustentabilidade é um projeto de pesquisa e formação que tem como objetivo apoiar a região Oeste e a área que une os três países – Brasil, Paraguai e Argentina – para que sejam mais atrativas para investimentos, trabalhar e viver. A iniciativa é desenvolvida em parceria com as universidades francesas - Université Paris-Est Marne-la-Vallée, École Nationale Superiéure d’Architecture de Nantes e UniLaSalle - e a UniAmérica, de Foz do Iguaçu.

 

A partir de demandas práticas do território o LabCidades une o rigor acadêmico em pesquisa e formação a nível de pós-graduação e um trabalho transdisciplinar com visão prospectiva, para entregar produtos úteis e, ao mesmo tempo, fortalecer o capital intelectual da região.
 

•    Fortalecimento do capital intelectual da região; 


•    Compartilhamento e capitalização de conhecimentos;


•    Pesquisadores da região trabalhando para dar respostas aos desafios concretos da área;

 

•    Proposição de projetos concretos a partir de desafios reais das cidades; 

 

•    Articulação entre pessoas, governos, universidades e iniciativa privada, tendo como pano de fundo os ambientes urbano, rural e natural.
 

O LabCidades e Territórios investiga as questões multidimensionais e interdisciplinares relativas ao desenvolvimento sustentável dos territórios urbanos e rurais, em alinhamento com as missões da Itaipu Binacional e do PTI, uma vez que o projeto trabalha pelo desenvolvimento sustentável do território. Faz girar a quintúpla hélice:

 

Em parceria com as universidades parceiras o LabCidades e Territórios promove o MBA em Gestão Sustentável do Território Urbano, que utiliza uma metodologia ativa para que equipes multidisciplinares trabalhem de forma interdisciplinar, inovadora e com visão prospectiva para atender a uma demanda (encomenda). O objetivo é entregar uma proposta exequível de solução à encomenda, ou seja, um produto útil.


Os profissionais que participam do MBA aprendem uma metodologia que pode ser utilizada na solução de problemas complexos em diversas outras situações. Eles também se apropriam de conceitos para trabalhar em rede - o que pode ser em prol de suas próprias cidades, mas levando em conta o território e suas interdependências.