Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes

Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes

Implantando no final de 2018 em uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes é um ambiente onde produtos e soluções relacionados ao tema serão testados e implementados em ambiente controlado dentro do PTI.

 

Os resultados subsidiarão a definição de programas de conformidade para tecnologias voltadas para Cidades Inteligentes, além de propostas de medidas para estímulo do mercado e o desenvolvimento das indústrias.

 

O projeto do ambiente demonstrativo tem o propósito de fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua competitividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços e, com isso, potencializando a implantação de cidades inteligentes e humanas no Brasil.

O projeto adota o conceito em que uma Cidade Inteligente é aquela que, por meio da absorção de soluções inovadoras, especialmente ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ao movimento da Internet das Coisas e ao fenômeno do Big Data, otimiza o atendimento às suas demandas públicas (as quais variam de acordo com a cidade em estudo), aproximando-se, tanto quanto possível, do estágio tecnológico vigente da humanidade.

Como serão feitos os testes?

 

Será possível fazer testes em tempo real, in loco, considerando soluções que envolvam um grande número de tecnologias voltadas para cidades inteligentes.

 

  • Com simulação de fenômenos urbanos e aplicação de soluções Smart
  • Demonstração prática avaliação em tempo real de tecnologias desenvolvidas no Brasil
  • Soluções integradas aplicadas em cenários físicos e virtuais
     

Centro de Comando e Operação 

 

Iluminação Pública Inteligente

 

Mobilidade Inteligente

 

Aquisição sensorial de ambiência

 

Construção e Edificações Inteligentes

 

Segurança patrimonial