Mob-i

Centro de Mobilidade Sustentável (Mob-i)

Integrado ao Programa de Mobilidade Inteligente da Itaipu Binacional, o Mob-i desenvolve ações e projetos relacionados à mobilidade sustentável.

 

O Centro apoia a gestão e operação dos projetos-pilotos de monitoramento e compartilhamento de veículos elétricos da Itaipu.

 

O Mob-i também colabora com a definição de políticas públicas e regulamentação, e formação de especialistas na área.

 

Como ação complementar, o Mob-i assessora tecnicamente acadêmicos integrantes de projetos de extensão da Unioeste que desenvolvem protótipos de veículos para participações em competições nacionais e internacionais.

 

Para maiores informações acesse http://projetomob-i.com.br/

  • Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de mobilidade sustentável;
  • Estudos e soluções tecnológicas voltadas à infraestrutura de mobilidade;
  • Sistemas de carregamento de veículos;
  • Sistema de compartilhamento de veículos;
  • Sistemas de monitoramento e controle remoto de veículos;
  • Sistemas de gestão e integração de serviços de mobilidade;
  • Mobilidade de nova geração.

 

Com a finalidade de teste de conceito e demonstração de soluções de mobilidade inteligente, foram implementados os projetos-pilotos Eco-Elétrico Curitiba, Ecomóvel Brasília, Mob-i ONU e Mob-i Itaipu. Esses projetos consistem no gerenciamento e monitoramento em tempo real de uma rede inteligente de dispositivos de mobilidade e energia (veículos e eletropostos), por meio de uma plataforma desenvolvida especificamente para o efeito, o mobi.me (desenvolvida em parceria com o CEiiA).


São utilizados veículos elétricos nas frotas municipais para realizar as atividades diárias de logística urbana, monitoramento da segurança pública, assistência ao turista e transporte de mercadorias, de forma a sensibilizar o cidadão para comportamentos mais sustentáveis. Com o gerenciamento integrado a partir do mobi.me, também é possível reduzir custos operacionais, tempos de deslocamento e a pegada ecológica pela utilização otimizada desses veículos.

 

Em dezembro de 2016, foi lançado o Sistema de Compartilhamento Inteligente (SCI), que contempla dez veículos Twizy, fabricados pela Renault, para uso compartilhado na Itaipu e no PTI, otimizando o uso da frota de veículos e contribuindo para o meio ambiente ao incentivar práticas sustentáveis.

 

No PTI estão instalados o Centro Mob-i e o laboratório de mobilidade, insfraestruturas utilizadas para o desenvolvimento das ações e projetos na área de mobilidade sustentável.

 

Parceiros: Fundação PTI, Itaipu Binacional, CEiiA.