Polo Astronômico

Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho

O Polo Astronômico é um centro de ciências com foco na Astronomia cujas atividades visam a educação, a pesquisa e o turismo. Entre essas atividades estão observação via telescópio, observação a olho nu, planetário e aulas sobre conceitos de astronomia.

 

Todos os anos, o Polo Astronômico realiza exposições e promove eventos, como a Semana Casimiro Montenegro Filho, em que são realizados concursos e palestras com o objetivo de difundir a cultura científica. 

 

O nome do Polo Astronômico é uma homenagem a Casimiro Montenegro Filho, aeronauta e professor cuja visão ampla e empreendedora impulsionar o incentivo à educação voltada para as ciências no Brasil. Conhecido como o Marechal-do-Ar e Patrono da Engenharia da Aeronáutica, outros grandes feitos de Casimiro incluem sua participação na fundação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), hoje conhecido como o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). 

 

Na área educacional, o Polo Astronômico atua na formação de professores e alunos em níveis de graduação, promovendo a melhoria da qualidade de ensino e contribuindo com a construção de uma cultura científica regional, por meio de atividades de divulgação científica.

O Polo Astronômico é certificado pela International Astronomical Union (IAU), integrando uma rede mundial de pesquisas em astronomia. 

O Polo também compõe os atrativos do Complexo Turístico Itaipu, atendendo visitantes de todo o mundo. O espaço recebeu em 2018, pelo terceiro ano consecutivo, o Certificado de Excelência do TripAdvisor, um dos mais conhecidos sites de viagens do mundo. O Polo ocupa a 14ª posição entre os 85 melhores atrativos da cidade de Foz do Iguaçu, conforme o ranking referente a 2018. 

Os horários de visita do Polo Astronômico são às 10h e às 16h, de terça a domingo. Às sextas e sábados, há também o horário de visita noturna, às 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos pela bilheteria do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) ou pelo site https://turismoitaipu.com.br/. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm isenção total da tarifa. Crianças menores de 6 anos de idade e pessoas com deficiência física também não pagam. 

 

É obrigatório apresentar comprovante de residência recente, em nome do visitante, acompanhado de documento de identificação. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante em nome dos pais. O ingresso deve ser retirado no CRV, no dia da visita, com até 30 minutos de antecedência do horário do passeio. Reservas podem ser efetuadas pelo telefone (45) 3576-7000 ou por e-mail (info@turismoitaipu.com.br).