PPTIC

Polo de inovação e potencialização do conhecimento em tecnologia da informação e comunicação - PPTIC

O Polo de Inovação e Potencialização do Conhecimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPTIC) tem como objetivo criar um modelo de pesquisa e desenvolvimento que permita a geração e transferência de conhecimento nas tecnologias e metodologias demandadas pela Itaipu, PTI e empresas da região, para novos profissionais e fornecedores. O PPTIC visa ainda desenvolver um modelo de formação de profissionais e fornecedores para atender as demandas de tecnologia em TIC para toda a região de abrangência do Parque Tecnológico.

 

Sua atuação é voltada também para a contribuição com a Superintendência de Informação da Itaipu para a geração de metodologias, definição de tecnologias inovadoras, definição de processos, treinamentos e utilização de ferramentas e métodos para a melhoria no processo de desenvolvimento de sistemas. Entre as principais atividades do Polo estão projetos de desenvolvimento em plataformas Outsystem, Tabloo, Java, PHP, ABAP4 e Módulos ERP SAP.

 

 

Em andamento

 

•  Indicadores Tableau 

O projeto tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento e atendimento de demandas na geração de indicadores e relatórios utilizando a ferramenta Tableau.

 

•  Metodologias e padrões de UX (User Experience)

A iniciativa visa criar metodologias e padrões de UX (User Experience) que se adequem ao processo realizado na Superintendência de Informática da Itaipu e adquirir conhecimentos na área.


•  CDI (Coleta de Dados das Inspeções)

Desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar na coleta de dados das inspeções, realizadas pela área de operação da Itaipu, utilizando técnicas de UX e plataforma OutSystems.

 

•  SAMGE (Sistema de Apoio à Manutenção - Gestão de Equipamentos)

Os funcionários da Itaipu responsáveis pela execução das manutenções utilizam o Sistema SOM. Foi detectada a dificuldade na atualização tecnológica, integrações com outros sistemas e a necessidade de modernização da ferramenta. Pelo projeto, foi iniciado o trabalho de modernização do sistema, a fim de auxiliar na análise de negócio e desenvolvimento de um projeto-piloto, para realizar a manutenção dos ativos, utilizando técnicas de UX e plataforma OutSystems. O objetivo é auxiliar a modernização da Gestão de Equipamentos da usina.

 

•  SAMSP (Sistema de Apoio à Manutenção - Serviços Periódicos)

O projeto tem como objetivo é auxiliar a modernização do sistema Serviço de Manutenção Periódico.

 

•  GFPR (Gestão da Faixa de Proteção e Reservatório)
A iniciativa tem como objetivo a implementação de novas funcionalidades no sistema GFPR, que visam melhorar o controle do fluxo das informações referentes aos usos múltiplos. As melhorias visam ainda integrar as informações espaciais ao banco de dados geográfico e permitir a gestão das atividades realizadas pelos técnicos da área, utilizando técnicas de UX e plataforma Java.

 

•  SIGAP (Sistema de Gestão de Aportes)
Desenvolvimento do sistema SIGAP, visando o atendimento da gestão e prestações de contas dos convênios, patrocínios e auxílios eventuais da Itaipu (margens direita e esquerda), utilizando técnicas de UX e plataforma OutSystems.

 

•  Manutenção do GSMAT

 

•  Aplicativo Programação Latinoware (LatinoApp)
O objetivo do projeto é desenvolver o LatinoApp, aplicativo para acesso à programação do Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). A intenção é evitar custos com materiais impressos, que eventualmente ficam desatualizados.  

 

Concluídos

 

•  POC - Migração weblogic para Jboss

O projeto tinha o objetivo de acompanhar, auxiliar e atuar na POC de migração de WebLogic para JBoss, utilizando a arquitetura da Itaipu e seguindo as premissas pré-definidas pela equipe da usina.

 

•  Portal de Eficiência Energética - CIEESE

Desenvolvimento de Portal para atender o CIEESE nas suas necessidades de concentrar informações relacionadas às atividades de seus membros, além de oferecer ao mercado serviços no segmento de consultoria, laboratórios e outros. Projeto relevante devido à importância estratégica do envolvimento da Itaipu, por meio da Superintendência de Informática, e participação do PTI, por meio do PPTIC.

 

•  Sistema STBIF (Sistema de Cadastro de Telefones da Brigada de Incêndios Florestais)

Iniciativa com objetivo de desenvolver aplicativo e integrações para geração de lista de contatos da brigada de incêndios da Itaipu. 

 

•  Consultoria OutSystems - Migração para a Atualização da Versão 10
Projeto com objetivo de auxiliar a Itaipu na migração de OutSystems versão 9 para a versão 10 através de uma consultoria OutSystems, contratada pelo PTI, com apoio da equipe do PPTIC.

 

•  Plano de ação Sistema Rede VIGEntEE
Desenvolvimento de um Sistema de Vigilância em Saúde que agregue os dados de zoonose, epidemiológicos e sanitários mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, com possibilidade de expansão para outras entidades e outros municípios, a fim de agilizar as decisões das ações de interesse em saúde pública.

 

•  ITAIBUS (Gestão de Transporte Coletivo da Itaipu)

Projeto o objetivo de reestruturar o aplicativo ITAIBUS e a ferramenta de gestão de transporte coletivo da usina, possibilitando acessar informações atualizadas sobre horários e itinerários do transporte coletivo dos empregados da binacional.

 

•  GFO (Gestão de Férias da Operação)

Criar uma aplicação sistêmica que permita elaborar as escalas de férias dos operadores (despachantes de carga e operadores da usina e subestações da Itaipu).

 

•  Aplicativo STBIF (Sistema de Cadastro de Telefones da Brigada de Incêndios Florestais)
Desenvolvimento de um aplicativo para consultar contatos e auxiliar na prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas de domínio da Itaipu, utilizando técnicas de UX e plataforma OutSystems.

 

•  SGVI - Sistema de Gestão de Visitas Institucionais 
Visitas corporativas fazem parte do cotidiano da Itaipu e são feitas pela equipe de Comunicação Social da usina, que precisa fazer a gestão dos passeios alinhada com a disponibilidade de equipe e quantidades de vagas disponíveis. Com isso, o sistema CSRP tem como objetivo auxiliar a usina, através de uma ferramenta de gestão de visitas, utilizando técnicas de UX e plataforma OutSystems. 

 

•  Manutenção Sig@ Livre

O Sig@Livre é um sistema de apoio a Diretoria de Coordenação da Margem Esquerda na gestão de convênios celebrados entre a Itaipu e municípios pertencentes à Bacia do Paraná 3 para o desenvolvimento de ações socioambientais.

 

•  Prêmio Eureka

 

O Prêmio Eureka! é um canal corporativo formal para que empregados da Itaipu possam apresentar propostas de melhorias aos diversos processos de competência da sua área, com o objetivo de fomentar o surgimento de uma cultura organizacional baseada na inovação, no empreendedorismo corporativo e na sustentabilidade.O objetivo do projeto é desenvolver uma ferramenta de Gestão do prêmio, utilizando técnicas de UX e plataforma OutSystems.

 

•  Cobit

O objetivo da iniciativa é a preparação de relatório contendo as seguintes análises:
1) Testes dos controles internos de Tecnologia da Informação de acordo com o COBIT 5;

2) Identificação de melhorias para alavancar os níveis de capacidade dos processos que farão parte do escopo;

3) Relatório dos “Gap's” encontrados;

4) Relatório de avaliação dos processos de TI na Itaipu por prática ou por conjunto de práticas descritas no COBIT (em função da similaridade das mesmas);

5) Recomendações para os pontos onde foram encontrados “Gap´s” entre a prática atual e o COBIT 5.

 

•  Consultoria Tableau 2019

O PTI, por meio da PPTIC, auxilia a Itaipu no sentido de: agregar conhecimentos e experiência externos à equipe de trabalho; atuar como facilitador e condutor das reuniões de trabalho; apoio na produção de soluções com técnicas e modelos de análise; apoio no planejamento e acompanhamento das atividades do projeto; apresentação da estrutura de Tableau da Itaipu.

 

•  Analytics - Gerar dashboard para consulta aos indicadores

 

•  Caças aos Ovos PTI utilizando Beacons

Como parte das ações comemorativas da Pàscoa, foi desenvolvido um aplicativo para os colaboradores do PTI para realizar uma simulação da brincadeira de busca aos ovos. O aplicativo utiliza beacons bluetooth que marca os locais onde estão escondidos os ovos.

Itaipu Binacional e PTI.