Parque Tecnológico Itaipu
Parque Tecnológico Itaipu
Até 2003, a missão da Itaipu Binacional era "gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental". A partir de então, esse compromisso foi ampliado, passando também a impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável no Brasil e no Paraguai. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi criado pela Itaipu como fruto dessa expansão da Binacional, com o propósito de integrar e transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade.
Propósito
"Integrar e transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade."
Missão
"Gerir o ecossistema de inovação do Parque Tecnológico Itaipu, desenvolvendo ciência, tecnologia, inovação e negócios, resultando em riqueza e bem-estar à sociedade."
Visão
"Tornar o Parque Tecnológico Itaipu, até 2024, reconhecido, no Brasil, como um dos melhores ambientes de interação, inovações e negócios no âmbito de suas temáticas."
Valores
- Respeito e integridade;
- Valorização de competências;
- Cooperação;
- Inovação e empreendedorismo;
- Excelência.
Objetivos Estratégicos
Finanças:
- Reduzir o custo operacional;
- Ampliar as receitas de diversas fontes;
- Buscar a sustentabilidade econômica e financeira.
Mercado e Clientes:
- Atender às demandas de soluções tecnológicas da Itaipu Binacional;
- Expandir o desenvolvimento de soluções para a iniciativa privada e a área pública;
- Atrair e manter agentes da tríplice hélice para consolidar o ecossistema de inovação;
- Apoiar e participar de geração de inovações e negócios de terceiros;
- Ampliar a oferta de serviços e infraestrutura física e tecnológica no PTI-BR;
- Aperfeiçoar a qualidade das entregas;
Processos internos:
- Adequar, automatizar e atualizar, continuamente, os processos, promovendo a efetividade, em estrutura matricial;
- Aprimorar gestão de portfólio de produtos e serviços;
- Implantar processo da gestão da inovação;
- Operar e implementar mecanismos para dinamizar o ecossistema de inovação do PTI-BR;
- Implantar modelo de governança e instrumentalizar a gestão estratégica;
- Aprimorar a operação do Complexo Turístico Itaipu;
Pessoas:
- Aperfeiçoar a gestão de pessoas orientada a resultados e ambientes competitivos;
- Aproveitar os conhecimentos e ativos do ecossistema do PTI-BR e de parceiros para desenvolver competências.
Planejamento Estratégico
Conheça o Planejamento Estratégico da Fundação PTI 2020-2024.
Estatuto
Acesse o Estatuto da Fundação PTI.

Da esquerda para a direita: Rafael José Deitos, diretor técnico; general Eduardo Castanheira Garrido Alves, diretor superintendente; Flaviano da Costa Masnik, diretor administrativo-financeiro; e Rodrigo Régis de Almeida Galvão, diretor de Negócios e Inovação.
Entre os cargos que Masnik ocupou estão o de coordenador de seguros (2004-2006) da HSBC Seguros S.A., gerente de serviços da HSBC Vida e Previdência S.A. e gerente de operações da HSBC Bank Brasil S.A. (2008-2011).
Desde 2011, Masnik atua como administrador na Diretoria Financeira da Itaipu Binacional. Ele também é membro eleito do Comitê de Investimento da Fundação Itaipu Brasil de Previdência e Assistência Social (Fibra) (abril/2018 a março/2021), coordena o Escritório de Projetos (PMO) da Diretoria Financeira desde 2018, é gestor de aplicativo SAP – Business Intelligence 2016 e representa a Superintendência de Administração Financeira no Escritório de Processo da Diretoria Financeira desde 2013.
Graduado em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2006), Deitos é mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela UFSC (2009) e pós-graduado em Gestão Negócios do Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas.
Foi pesquisador pela SAP AG Alemanha, em Karlsruhe (BW) (2008-2009) e pela SAP Labs EUA, em Palo Alto (CA) (2009). Deitos atuou como desenvolvedor especialista da SAP Labs Brasil, em São Leopoldo (RS) e como professor da Faculdade Anglo-Americano, em Foz do Iguaçu (2011-2014). Desde agosto de 2010 integra a equipe de Suporte a Sistemas Digitais da Superintendência de Operação da Itaipu Binacional.
Rodrigo Régis de Almeida Galvão - Diretor de Negócios e Inovação
Rodrigo Regis de Almeida Galvão tem experiência de dez anos na gestão na gestão empresarial e de projetos e processos de inovação com ênfase no setor de energia. Entre 2014 e dezembro de 2019 atuou como diretor presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), instituição na qual ingressou em 2012 como gerente de negócios.
Entre 2011 e 2012, Regis atuou na Fundação Parque Tecnológico Itaipu como assessor de Pesquisa, Desenvolvimento + Inovação entre 2011 e 2012. O diretor também teve atuação importante em entidades de classe relacionadas à popularização e desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Neste período foi conselheiro da Associação Brasileira de Biogás e Biometano, membro conselheiro da Task Force 37 – International Energy Agency e membro diretivo do Comitê do Fundo Mundial para o Ambiente (Global Environment Facility).
Engenheiro eletricista por formação, Rodrigo possui mestrado em Engenharia de Sistemas (ambas formações pela Universidade de Pernambuco), especialização em Gestão Da Inovação Empresarial (pela Univeristat Politècnica de València) e é doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Titulares
Aldry Lucena – Itaipu Binacional
Anderson Coldebella - IFPR
André Luiz Jordão - Itaipu Binacional
Augusto Cesar Stein – Sebrae
Francisco Ronald Rocha Fernandes – Itaipu Binacional
Jorge Henn - Itaipu Binacional
Osli de Souza Machado - Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
Alberto Dias Viana (Itaipu)
Caio Nór Guttler (Itaipu)
Francieli Camila Tognon Tonelli (Itaipu)
Suplentes
Camila Jácome de Campos (Itaipu)
Para visitas institucionais, preencha o formulário disponível aqui. O documento deve ser enviado para o e-mail: visitas@pti.org.br. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação e Marketing pelo telefone (45) 3576-7295.
É importante o fornecimento de todas as informações solicitadas, pois, além da reserva de data, elas servirão para organizar o percurso da visita e articular com as áreas de interesse suas expectativas.
Todo o percurso da visita é conduzido por um monitor e as visitas técnicas são sempre acompanhadas por um profissional especializado no tema de interesse dos visitantes.
O roteiro padrão da visita institucional ao PTI tem duração de, aproximadamente, duas horas.